quarta-feira, 27 de junho de 2012

Projeto 2012: Tangram - Diversão e Aprendizagem


Escola Municipal Cooporã
Prof. Nilson F. Mancuelho Pereira
Projeto 2012: Tangram -  Diversão e Aprendizagem

Disciplina(s) atendida(s) com o Projeto: Matemática, História, Língua Portuguesa, Educação Física e Artes.

Justificativa:

 Sabemos a importância da utilização de atividades lúdicas para aquisição de habilidades necessárias para o processo ensino - aprendizagem. O jogo é um recurso que desperta o interesse dos alunos, pois é uma atividade diferente da que geralmente é proposta em sala de aula, além disso, os alunos aprendem brincando.

Objetivo Geral:

  • Trabalhar o raciocínio espacial, a análise e síntese;
  • Mostrar que a Matemática pode ser divertida;
  • Desenvolver o raciocínio lógico para a resolução de problemas, coordenação motora e habilidades na utilização dos materiais a serem utilizados;
  • Estimular a participação do aluno em atividades conjuntas para desenvolver a capacidade de ouvir e respeitar a criatividade dos colegas, promovendo o intercâmbio de ideias como fonte de aprendizagem.

Objetivo Específico:
  • Contextualizar a história do Tangram;
  • Estimular a criatividade;
  •   Desenvolver o raciocínio lógico e geométrico (habilidades de visualização, percepção espacial e análise de figuras);
  • Realizar atividades utilizando o Tangram com os recursos tecnológicos, tornando o aprendizado mais prazeroso e significativo.

1° ETAPA - Na primeira etapa do projeto, os alunos do 3º, 4º e 5º anos realizaram  pesquisa na internet sobre a história do Tangram, pesquisando sua origem, suas características e propriedades, na qual os alunos devem relatar na próxima etapa o que chamou mais a sua atenção.



2° ETAPA - os alunos realizaram montagem do Tangram na sala de tecnologia educacional.






3° ETAPA - os alunos  construíram o Tangram. Dividir a sala em grupos de 4 a 6 alunos; Distribuir os materiais (Cartolina e folhas de sulfites) para confeccionarem o Tangram; Pedindo para montarem o quadrado usando as 7 peças.


Avaliação: Será observada a participação e o interesse dos educandos durante a execução do projeto e os trabalhos confeccionados pelos mesmos.

4° ETAPA - Construção do Tangram no Paint.






Agradecimentos em Especial
Coordenadora: Kátia Regina Negrete
Professoras: Fabiana de Oliveira da Silva; Klécia da Silva Braga; Soila Regina Meira Lobato; Maria Regina Kraemer.



terça-feira, 26 de junho de 2012

CAAT-CENTRO DE APRENDIZAGEM E APERFEIÇOAMENTO TECNOLOGICO


ESCOLA MUNICIPAL COOPORÃ
PROFª. LILIAN ROSA CARRAPATEIRA
CAAT-CENTRO DE APRENDIZAGEM E APERFEIÇOAMENTO TECNOLOGICO
A IMPORTÂNCIA DE TRABALHAR A  INCLUSÃO DIGITAL-INFORMÁTICA BÁSICA
       Iniciei as aulas de Inclusão Digital na Escola Municipal Cooporã, no inicio do ano leltivo, através de Curso de Informática Básica, trabalhando com uma clientela de diferentes idades.
       Ao iniciar as aulas na Escola Municipal Cooporã, os educando estavam chegando  ansiosos e com receio frente às máquinas.
      Como tudo que é novo nos amedronta isto ocorreu comigo como professora imagine então com os educando. Para solucionar esse pequeno entrave foi desenvolvido um trabalho de companheirismo e confraternização, o que para minha surpresa isso logo foi superado.


       Hoje todos participam com entusiasmo de todas as atividades desenvolvidas nas seis turmas que juntos trabalhamos, que compõe a quantidade de 60 alunos, de diferentes idades.
      O Projeto CAAT- Centro de Aprendizagem e Aperfeiçoamento Tecnológico, é de suma importância para a comunidade da Escola Municipal Cooporã. Além das aulas direcionadas tem um horário destinado a pesquisa para comunidade escolar e reposição de aulas.
        Nossa Secretaria Municipal de Educação foi muito feliz na escolha e aplicação do Projeto CAAT- Centro de Aprendizagem e Aperfeiçoamento Tecnológico, na Escola Municipal Cooporã. É o segundo ano que acontece o citado projeto destinado a essa comunidade.
        Sabendo que é impossível viver em um mundo globalizado sem que haja a Inclusão Digital, nosso papel é imprescindível para dar caminho a esse conhecimento tão importante para a sociedade moderna.

      Muitas das pessoas que frequentam e participam do projeto, não dispõe de tempo e também verbas para sair de sua comunidade para frequentar cursos de Informática Básica.
       Pois uma pessoa inclusa no mundo digital terá condições de selecionar e pesquisar informações na Web, processar dados, adquirir conhecimento e, mais importante, transmiti-los, fazendo disso um meio para melhorar sua qualidade de vida.





V

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Escola Municipal Cooporã participará, das Olimpíadas Brasileira de Robótica ( OBR- 2012).

            Os alunos da Escola Municipal Cooporã, irão participar das Olimpíadas Brasileira de Robótica ( OBR- 2012).  Para os profissionais da escola, é uma imensa alegria e satisfação participar de um evento em tecnologias.

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Professora Fabiana. Ciências - Ciclo da água.


                        Professora Fabiana de Oliveira da Silva, trabalhando o Ciclo da água com seus alunos na sala de tecnologia educacional da escola. Os alunos do 4° ano realizaram pesquisa sobre o Ciclo da Água com registros e desenhos. Logo após, pesquisaram no Youtube vídeos sobre o assunto.  Durante a execução das atividades percebe-se que trabalho foi produtivo e os alunos tiveram grande interesse. A professora tem como objetivo principal compreender como acontece o ciclo da água; identificar o seu estado físico e a passagem de um estado para outro.