quarta-feira, 27 de junho de 2012

Projeto 2012: Tangram - Diversão e Aprendizagem


Escola Municipal Cooporã
Prof. Nilson F. Mancuelho Pereira
Projeto 2012: Tangram -  Diversão e Aprendizagem

Disciplina(s) atendida(s) com o Projeto: Matemática, História, Língua Portuguesa, Educação Física e Artes.

Justificativa:

 Sabemos a importância da utilização de atividades lúdicas para aquisição de habilidades necessárias para o processo ensino - aprendizagem. O jogo é um recurso que desperta o interesse dos alunos, pois é uma atividade diferente da que geralmente é proposta em sala de aula, além disso, os alunos aprendem brincando.

Objetivo Geral:

  • Trabalhar o raciocínio espacial, a análise e síntese;
  • Mostrar que a Matemática pode ser divertida;
  • Desenvolver o raciocínio lógico para a resolução de problemas, coordenação motora e habilidades na utilização dos materiais a serem utilizados;
  • Estimular a participação do aluno em atividades conjuntas para desenvolver a capacidade de ouvir e respeitar a criatividade dos colegas, promovendo o intercâmbio de ideias como fonte de aprendizagem.

Objetivo Específico:
  • Contextualizar a história do Tangram;
  • Estimular a criatividade;
  •   Desenvolver o raciocínio lógico e geométrico (habilidades de visualização, percepção espacial e análise de figuras);
  • Realizar atividades utilizando o Tangram com os recursos tecnológicos, tornando o aprendizado mais prazeroso e significativo.

1° ETAPA - Na primeira etapa do projeto, os alunos do 3º, 4º e 5º anos realizaram  pesquisa na internet sobre a história do Tangram, pesquisando sua origem, suas características e propriedades, na qual os alunos devem relatar na próxima etapa o que chamou mais a sua atenção.



2° ETAPA - os alunos realizaram montagem do Tangram na sala de tecnologia educacional.






3° ETAPA - os alunos  construíram o Tangram. Dividir a sala em grupos de 4 a 6 alunos; Distribuir os materiais (Cartolina e folhas de sulfites) para confeccionarem o Tangram; Pedindo para montarem o quadrado usando as 7 peças.


Avaliação: Será observada a participação e o interesse dos educandos durante a execução do projeto e os trabalhos confeccionados pelos mesmos.

4° ETAPA - Construção do Tangram no Paint.






Agradecimentos em Especial
Coordenadora: Kátia Regina Negrete
Professoras: Fabiana de Oliveira da Silva; Klécia da Silva Braga; Soila Regina Meira Lobato; Maria Regina Kraemer.



Nenhum comentário:

Postar um comentário