terça-feira, 17 de maio de 2011

Projeto Alfabetização e Tecnologia

CURSO DE INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
NILSON FERREIRA MANCUELHO PEREIRA








PROJETO: ALFABETIZAÇÃO E TECNOLOGIA








Ponta Porã/MS
2011


Justificativa: Cada criança possui um ritmo  de aprendizado diferente . Quando a criança está no computador ela está no comando da sua ação. Se ela errar poderá corrigir e observar seu erro, motivando sua inteligência. Dessa maneira, ela se sente desafiada e isso a estimula a criar estratégias para o acerto e, conseqüentemente, a aprendizagem.
De acordo com VALENTE, com o computador e a tecnologia digital o aluno interage com os objetos de conhecimento de maneira mais rica. Cabe ao professor, como mediador desse processo, apropriar-se definitivamente destas ferramentas e mecanismos, que são as NTIC (Novas Tecnologias de Informação e Comunicação), para que o aluno usufrua da diversidade textual contida nas telas, ampliando com isso suas possibilidades de escolhas.
Para CHAVES, quanto mais rico for o meio vivido pela criança (estimulações e recursos), maior será o seu desenvolvimento, cabendo à escola, principalmente das classes populares, fornecer esses recursos, como sendo a única oportunidade de a criança ter contato com essa tecnologia de uma maneira sistemática.
A relevância política desse trabalho recai no fato de poder discutir a oferta dessa tecnologia na escola, como sendo o primeiro espaço e oportunidade de participação efetiva da população mais desfavorecida na cybercultura1. Considerando a escola como direito de todos, ela tem papel fundamental no que se refere à inclusão digital, beneficiando dessa forma a sociedade como um todo.
Por outro lado, esse projeto de pesquisa tem uma relevância pedagógica, ao estimular a motivação para que alunos e professores usem ferramentas atualizadas e mecanismos de comunicação globalizados na busca e troca de informações.
MORAN (2000, p.50) defende esses pressupostos ao afirmar que:
É preciso educar para usos democráticos, mais progressistas e participativos das tecnologias, que facilitem a evolução dos indivíduos. Quando a criança chega à escola os processos fundamentais de aprendizagens já estão desenvolvidos de forma significativa. Urge também a educação para as mídias, para compreendê-las, criticá-las e utilizá-las de forma mais abrangente possível. (MORAN, 2000, p.50)
Essas ferramentas mediadas pelo educador tornar-se-ão mais eficazes na mesma medida que possibilitarem que o sucesso da aprendizagem escolar se efetive.





Objetivo Geral: Melhorar a motivação individual e coletiva e alfabetizar utilizando recursos tecnológicos.

Objetivos específicos: Desenvolver coordenação motor – visual lógica e aprendizagem;
Criar hipótese para ler e escrever;
 Destacar os principais atributos presentes nos recursos de multimídia, que favoreçam a capacidade de memorização das crianças ao interagirem com as histórias infantis neles disponibilizadas.

Recursos utilizados: Computadores com Sistema Linux Educacional 3.0, Internet, Cadernos, Lápis, Alfacel, Juntando as sílabas, Livro digital, Português divertido, Vogais, Alfabeto, Letras iniciais, Palavras cruzadas, Série educacional,( G. Compris): Atividades de descobertas, Jogos de estratégias, Atividades de diversão, Descobrir o computador, Tux Math, Tux Paint, Alfabetização Fônica, Ursinho Puff, Jogos didáticos, Descubra as palavras, Qual é a letra, Darlly do alfabeto, Consciência fonológica.
Metodologia: Uso do Alfacel: atividades com áudio de vogais e alfabeto;
Leitura de sílabas em textos; Leitura de contos de fadas; Escrever palavras juntando sílabas; Uso de jogos Didáticos; Jogo de adição; Desenhos criativos; Montando o alfabeto com leitura; Letras iniciais; Ditado e formação de palavras no Tux paint.









Considerações Finais: A pesquisa em questão resultará em avanços significativos no que tange à alfabetização das crianças envolvidas. Elas deverão fazer leituras, com base no que perceberam e viram através dos vídeos, computador e gravações. Os seus sentidos serão despertados por imagens, sons e movimento advindos de atividades desenvolvidas com as novas tecnologias. Todos esses estímulos resultarão em uma motivação mais duradoura e um aprendizado mais sólido.
A comunicação oral, visual e sinestésica será muita mais eficiente com os novos recursos e o letramento se ampliará quando a prática de leitura se socializar, fazendo parte do dia a dia da criança. Por meio do uso da tecnologia verificou-se mudança de comportamento por parte dos alunos e, especialmente, ampliou-se o universo de saberes dessas crianças.




















REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BETTELHEIM, Bruno. A psicanálise dos contos de fadas. 16ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002, p.12.
CHAVES, Eduardo O.C. O computador na educação e informática: Projeto Educom. Rio de Janeiro, 1985.

FINDLAY, Eleide Abril; et al. Guia para apresentação de projetos de pesquisa. Joinville, SC: UNIVILLE, 2006.
JOLIBERT, Josette e colaboradores. Formando crianças leitoras. Porto Alegre: Artes Médicas,1994.
LERNER, Delia. Ler e escrever na escola: O real, o possível e o necessário. Porto Alegre:Artmed. 2002.
MORAN, Jose Manuel. et al. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica., 3ª ed, Campinas, Papirus 2001.
SOARES, Magda. Letramento e Alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação, Jan. Fev. Mar. Abr/2004, P. De 5 A 17
VYGOTSKY, L.S. A Formação Social da Mente: o desenvolvimento dos Processos Superiores. 6ª ed. São Paulo: Martins Fontes. 1998-2003
WEISS, A.M.L.et al. Informática e os problemas escolares de Aprendizagem. 3ª ed. Rio de Janeiro: DP&A. 2001.
REFERÊNCIAS ELETRÔNICAS
GARCIA, Dalva Aparecida. O universo infantil, a literatura e as novelas filosóficas . Disponível em www.planetaeducacao.com.br ,art. 1018. Acesso em 03Mai2011.
SIMÕES, Vera Lucia Blanc. Histórias infantis e a aquisição de escrita. Disponível em www.scielo.br/scielo.php. Acesso em 23/04/2011.
SOARES, Magda Becker. O que é letramento e alfabetização. Disponível em www.moderna.com.br/moderna/didáticos/ef1 artigos 2004. Acesso em 22/04 2011
VALENTE, José Armado. Diferentes usos do computador na educação. Disponível em www.proinfo.mec.gov.br/uplad/biblioteca/187 pdf. acesso em 24/11/2011.

http://tvescola.mec.gov.br/

http://www.dominiopublico.gov.br/
















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